Caçula de uma família de artistas, Denny começou a carreira na infância, aos dez anos, em um projeto social no município de Camaçari – região metropolitana. Lá ele participava de uma banda também com base percussiva. Dois anos seguintes Carlinhos Brown foi visitar o grupo e ao escutá-lo, convidou Denny para o ensaio da Timbalada, no Candeal. Com muita disposição – capoeirista desde os nove anos a voz privilegiada de Denny contagia o público por onde passa, encantando, não somente a nação brasileira, mas também o povo europeu e países como Japão, Canadá e Estados Unidos.

Além do ritmo contagiante, a responsabilidade social e a solidariedade são alguns dos atributos principais que o vocalista destaca na Timbalada: “O respeito ao ser humano é uma necessidade do mundo”, considera. Denny vê a Timbalada como uma grande família que, além dos diversos projetos sociais agregados, possui ritmo envolvente e letras que estimulam a cidadania e revelam um caráter social, a exemplo dos hits “Camisinha” e “Água Mineral”.

Desde que assumiu o posto de vocalista, o artista se entregou de corpo e alma, criando uma nova identidade para a Timbalada, o que resultou em uma das maiores premiações do Carnaval de 2009, o título de “Melhor Puxador de Trio”, pelo troféu Dodô e Osmar.